quinta-feira, 16 de abril de 2015

Glossário



Atividade Curricular 2

No universo da Psicopedagogia você precisará conhecer termos que são utilizados nos momentos de avaliação psicopedagógica e/ou que se referem as dificuldades e /ou distúrbios de aprendizagem.
Você está desafiado a construir um glossário destes termos, escrevendo seu significado em seu BLOG. Utilize das tecnologias para pesquisar os termos e enriquecer seu glossário com imagens e informações complementares.

Relação de termos para a construção do Glossário:

Dificuldades de aprendizagem: Significa uma perturbação num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na com- preensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifes- tar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos.

Distúrbios de aprendizagem: A definição do que se considera como distúrbio, transtorno, dificuldade e/ou problema de aprendizagem é uma das mais inquietantes problemáticas para aqueles que se atuam no diagnóstico, prevenção e reabilitação do processo de aprendizagem, pois envolve uma vasta literatura fundamentada em concepções nem sempre coincidentes ou convergentes.
Agnosia: Vem do grego antigo a+gnosis, não conhecimento, na perda ou deterioração da capacidade para reconhecer ou identificar objetos apesar de manterem a função sensorial intacta como visão, audição e tato.

Afasia: É uma alteração da linguagem. Não existem duas pessoas que sofrem de afasia igualmente: afasia é diferente para cada um. A severidade e a extensão da afasia dependem, entre outras coisas, da localização e da severidade da lesão cerebral, da competência linguística anterior e da personalidade do indivíduo.

Agrafia: Perturbação da capacidade de escrever, desde o simples esquecimento de signos gráficos até a incapacidade total de escrever.

Cinestesia: Conjunto de sensações pelas quais são percebidos os movimentos musculares cujos estímulos provêm do próprio organismo. Não confundir com sinestesia
.

Coordenação viso-motora: Basicamente é o deslocamento dos olhos ao longo da linha, uma habilidade que ajuda a criança a ler e a escrever com exatidão. Para isso. é preciso que a criança tenha uma visão binocular.

Disartria: É um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de verbalizar as palavras de maneira correta. Destacam-se entre as principais causas, doenças neuromusculares como a Miastenia Gravis (MG) e lesões cerebrais, como as provocadas pelos Acidentes Cérebro-Vasculares (popular AVC) ou traumas cranianos de alta energia, resultando em hemorragias intra-cranianas .

Discalculia: É definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade da pessoa de compreender e manipular números. Para ser classificada como discalculia não pode ser causada por problemas na visão e/ou audição. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.
(Não confundir com acalculia, que se refere a perda da capacidade de calcular causada por danos neurológicos.)

Disgrafia: É uma dificuldade em coordenar os músculos da mão e do braço que ocorre em crianças consideradas normais do ponto de vista intelectual e que não sofrem de deficiências neurológicas severas. Esta dificuldade impede de controlar e dirigir o lápis ou a caneta para escrever de forma legível e ordenada.

Dislalia: é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.

Dislexia: É um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

Disortografia: É a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.Considera-se que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem; estas são consideradas disortografias verdadeiras. Os 10% restantes têm como causa uma disfunção neuro-fisiológica.

Ecolalia: É uma característica do período de balbucio no desenvolvimento de uma criança. A criança repete o mesmo som, repetitivamente. É também comum em alguns pacientes com perturbação de Gilles de la Tourette e Esquizofrenia do tipo catatónico.
Alguns casos de Autismo (ex: Síndrome de Asperger) também apresentam ecolalia muito parecido com os das crianças em fase de crescimento. Assim como os outros sintomas agravantes da pessoa autista.




Enurese: é o têrmo médico que define a emissão involuntária de urina, a maior parte das vezes noturna, e queocorre com maior frequência nas crianças. Na maior parte das vezes sua causa é de ordem psicológica.

Etiologia: É o estudo sobre a causa ou a origem de uma determinada doença.

Gagueira: É distúrbio da fala, caracterizado por contrações musculares, que ocasionam repetições ou dificuldades na articulação e propagação verbal de sílabas ou palavras. 

Hipercinesia: É o excesso de movimentação de um órgão e/ou região específica do corpo, com maior extensão e rapidez desses movimentos, chegando ao estado patológico. 

Hipocinesia: é um termo médico usado para doentes que apresentam as seguintes características: movimentos diminuídos ou lentos da musculatura que podem estar associados com doenças dos gânglios da basetranstornos mentais; inatividade prolongada devido a doenças; protocolos experimentais usados para avaliar os efeitos fisiológicos da imobilidade e outras condições.

Impulsividade: É a pessoa que toma decisões ou agride alguem sem pensar nas conseqüências, mas que depois ao refletir pode arrepender-se ou não,isso varia de pessoa para pessoa.

Lateralidade: É a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch , a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios cerebrais.

Linguagem tatibitate: É um distúrbio (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança

Memória cinestésica: É a memória armazenada no cerebelo, guardando as seqüências musculares para a realização de movimentos complexos.

Mudez: É a impossibilidade patológica de falar, em consequência de lesões dos centros nervosos ou dos órgãos da fonação.

Rinolalia: É um Distúrbio da fonação, devido a uma alteração da ressonância das fossas nasais.

Ritmo: pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termoritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.

Percepção: É a maneira como nós vemos, julgamos, conceituamos, qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos.

Atenção: É um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos.

Memória: É a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocarinformações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. 

Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade: É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.


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