Atividade Curricular 2
No
universo da Psicopedagogia você precisará conhecer termos que são utilizados nos
momentos de avaliação psicopedagógica e/ou que se referem as dificuldades e /ou
distúrbios de aprendizagem.
Você
está desafiado a construir um glossário destes termos, escrevendo seu
significado em seu BLOG. Utilize das tecnologias para pesquisar os termos e
enriquecer seu glossário com imagens e informações complementares.
Relação de termos
para a construção do Glossário:
Dificuldades de aprendizagem: Significa uma perturbação num ou mais dos
processos psicológicos básicos envolvidos na com- preensão ou utilização da
linguagem falada ou escrita, que pode manifes- tar-se por uma aptidão
imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos
matemáticos.
Distúrbios de aprendizagem: A definição do que se considera como distúrbio,
transtorno, dificuldade e/ou problema de aprendizagem é uma das mais
inquietantes problemáticas para aqueles que se atuam no diagnóstico, prevenção
e reabilitação do processo de aprendizagem, pois envolve uma vasta literatura
fundamentada em concepções nem sempre coincidentes ou convergentes.
Agnosia: Vem do grego antigo a+gnosis, não conhecimento, na
perda ou deterioração da capacidade para reconhecer ou identificar objetos
apesar de manterem a função sensorial intacta como visão, audição e tato.
Afasia: É uma alteração da linguagem. Não existem duas
pessoas que sofrem de afasia igualmente: afasia é
diferente para cada um. A severidade e a extensão da afasia dependem,
entre outras coisas, da localização e da severidade da lesão cerebral, da
competência linguística anterior e da personalidade do indivíduo.
Agrafia: Perturbação
da capacidade de escrever, desde o simples esquecimento de signos gráficos até
a incapacidade total de escrever.
Cinestesia: Conjunto de sensações pelas quais são percebidos
os movimentos musculares cujos estímulos provêm do próprio organismo. Não confundir com sinestesia
.
Coordenação viso-motora:
Basicamente é o deslocamento dos olhos ao longo da linha, uma habilidade
que ajuda a criança a ler e a escrever com exatidão. Para isso. é preciso que a
criança tenha uma visão binocular.
Disartria: É um distúrbio neurológico caracterizado pela
incapacidade de verbalizar as palavras de maneira correta. Destacam-se entre as
principais causas, doenças neuromusculares como a Miastenia Gravis (MG) e
lesões cerebrais, como as provocadas pelos Acidentes Cérebro-Vasculares
(popular AVC) ou traumas cranianos de alta energia, resultando em hemorragias
intra-cranianas .
Discalculia: É
definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade da pessoa de compreender e
manipular números. Para ser classificada como discalculia não pode ser causada por
problemas na visão e/ou audição. O termo discalculia é usado frequentemente ao
consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou
aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma
inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito
abstrato de quantidades comparativas.
(Não confundir com acalculia,
que se refere a perda da capacidade de calcular causada por danos
neurológicos.)
Disgrafia:
É uma dificuldade em coordenar os músculos da mão e do braço
que ocorre em crianças consideradas normais do ponto de vista intelectual e que não sofrem de deficiências neurológicas severas. Esta
dificuldade impede de controlar e dirigir o lápis ou a caneta para escrever de
forma legível e ordenada.
Dislalia: é um
distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras.
Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou
acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os
ordenadamente.
Dislexia: É um
transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que
se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo
gráfico. A dislexia compromete a capacidade de
aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.
Disortografia: É a
dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da
habilidade da linguagem escrita expressiva.Esta dificuldade pode ocorrer
associada ou não a dificuldade de leitura,
isto é, a dislexia.Considera-se
que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem; estas são
consideradas disortografias verdadeiras. Os 10% restantes têm como causa uma
disfunção neuro-fisiológica.
Ecolalia: É uma característica do período de balbucio no
desenvolvimento de uma criança.
A criança repete o mesmo som,
repetitivamente. É também comum em alguns pacientes com perturbação de Gilles
de la Tourette e Esquizofrenia do tipo catatónico.
Alguns casos de Autismo (ex: Síndrome de Asperger) também apresentam
ecolalia muito parecido com os das crianças em fase de crescimento. Assim como
os outros sintomas agravantes da pessoa autista.
Enurese: é o
têrmo médico que define a emissão involuntária de urina, a maior parte das
vezes noturna, e queocorre com maior frequência nas crianças. Na maior parte
das vezes sua causa é de ordem psicológica.
Etiologia: É o estudo sobre a causa ou a origem de uma
determinada doença.
Gagueira: É distúrbio da fala, caracterizado por
contrações musculares, que ocasionam repetições ou dificuldades na articulação
e propagação verbal de sílabas ou palavras.
Hipercinesia: É o excesso de movimentação de um órgão e/ou
região específica do corpo, com maior extensão e rapidez desses movimentos,
chegando ao estado patológico.
Hipocinesia: é um
termo médico usado para doentes que apresentam as seguintes características:
movimentos diminuídos ou lentos da musculatura que
podem estar associados com doenças dos gânglios da base; transtornos
mentais; inatividade prolongada devido a doenças; protocolos
experimentais usados para avaliar os efeitos fisiológicos da
imobilidade e outras condições.
Impulsividade: É a pessoa que toma decisões ou agride
alguem sem pensar nas conseqüências, mas que depois ao refletir pode
arrepender-se ou não,isso varia de pessoa para pessoa.
Lateralidade: É a predisposição à utilização preferencial de um dos
lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch , a
preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da
dominância de um dos hemisférios cerebrais.
Linguagem
tatibitate: É um
distúrbio (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem
infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas
psicológicos para a criança
Memória
cinestésica: É a memória armazenada no cerebelo,
guardando as seqüências musculares para a realização de movimentos complexos.
Mudez: É a impossibilidade patológica de falar, em consequência
de lesões dos centros nervosos ou dos órgãos da fonação.
Rinolalia: É um Distúrbio da fonação, devido a uma alteração
da ressonância das fossas nasais.
Ritmo: pode ser descrito como um
movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou
irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição
musical. O termoritmo tem
origem na palavra grega rhytmos, que
significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.
Percepção: É a maneira como nós vemos,
julgamos, conceituamos, qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos.
Atenção: É um processo cognitivo pelo qual o
intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A
todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém
só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a
todos.
Memória: É a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação)
e recuperar (evocar) informações disponíveis,
seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória
artificial).
A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de
experiências ouvidas ou vividas.
Transtorno
do déficit de atenção e
Hiperatividade: É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na
infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se
caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é
chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é
chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
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