quinta-feira, 18 de junho de 2015

Educação Condutiva

Um pouco sobre a Educação Condutiva é uma trabalho pedagógico, no só que um trabalho mas voltado para o movimento, o objetivo da educação condutiva e habilitação e a reabilitação de crianças e adolescentes com sequelas motoras de paralisia cerebral.  A Educação Condutiva não tem somente o objetivo de apenas melhorar tarefas motoras e funcionais, ele visa também transformar o desenvolvimento, incluindo todos os aspectos tanto físico, emocionais e intelectuais de seus alunos. A Educação Condutiva estimular ao máximo as possibilidades de cada pessoa, alcançando a independência bio-psicossocial. Para isso, o trabalho desenvolve-se num processo contínuo, ativo e resultante da integração das dimensões motora, afetiva e cognitiva.
 
No dia 11/06 Quinta-feira a turma de Pedagogia do 7° e 5° período, fomos convidados a conhecer a Associação Pássaros de luz essa associação é uma entidade, sem fins lucrativos, organizada e administrada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com sequelas de paralisia cerebral e também, por profissionais envolvidos com esta causa. essa associação foi fundada no dia 12 de março de 2006, assumindo como missão, implantar e desenvolver a Educação Condutiva, como proposta de atendimento especializado às pessoas com sequelas motoras de paralisia cerebral.

Quando chegamos fizemos uma grande roda com onde uma das fundadoras,e  professora aposentada fala brevemente sobre o trabalho desenvolvido, juntamente com o condutor do programa Irvem, ela fala também que no Brasil não existe curso para o condutor esses cursos são disponíveis somente na Hungria e Inglaterra por tanto isso se torna mas complicado em encontrar condutores, no caso deles o Irvem foi disponibilizado pelo México para trabalha aqui no Brasil com a associação.

Depois assistimos um pouco do trabalho desenvolvido com eles em uma sala ampla com vários materiais disponíveis, como bolas, talas, rolos, grades entre outros materiais necessario para desenvolver o programa, eles iniciaram o trabalho no tatame onde se encontrava os facilitadores com os alunos, eles fazem vários tipo de exercícios com a crianças, é bastante trabalhado postura e respiração, é  trabalhado também alongamento, equilíbrio lateralidade, no ato das atividades desenvolvidas o condutor fazia questionamentos exemplo: todo mundo tem a mão esquerda, que dia hoje entre outros argumentos usados e aproveitados para trabalhar o estímulos corporais, os facilitadores são todo o tempo muitos amorosos, sempre com os olhos bem atentos ao desenvolvimento do alunos.
  
Ao decorre das tarefas o facilitadores fazem alguns movimentos por si próprios sem o comando do condutor   como cocegas na sola dos pés, na barriga acariciam o rosto, e com isso já observam como eles correspondem a esse contato. Toda a atividade desenvolvida é cantata que é chamada de interação rítmica por que assim torna mas fácil os alunos aliar a linguagem com a ação, podemos dizer que se torna mas fácil eles conseguirem gravar os comandos com facilidade, a educação condutiva trabalha também com muita motivação, é importante ressaltar que os facilitadores tem que  passar confiança  e segurança para os alunos para que eles possam desenvolver as atividade mas confiantes e com tranquilidade, o trabalho também é feito com sociabilidade eles começam juntos e terminam juntos o programa, como qualquer outra atividade inciam do modo fácil e conforme vai passando ele vai para o nível mas difícil.

Os grupos são separados por idades, exceto o grupo de até 03 anos que tem que ter o acompanhamento das mães que naquele grupo elas tornam as facilitadoras do programa, a cada 4 semanas no caso um mês acontece a troca de facilitadores é feito um rodizio cada facilitador tem que passar por todos as crianças por que isso acontece para que cada facilitador possa presenciar vários tipos de desafio por que cada criança tem um tipo de necessidade diferente da outra, durante esse rodizio não é permitido, podemos dizer rotular os alunos  pelos aqueles facilitadores que já passaram pela aquela criança pois cada facilitador tem que se disponibilizar para conhecer melhor seu aluno e aprender a trabalhar com eles por conta própria associação não limita idade para atender, a associação funciona de segunda sexta_feira  no período integral, toda sexta-feira  acontece a formação para os facilitadores.
      Cada programa tem duração de 1:30 por criança, que é o suficiente para conseguir um trabalho bem produtivo, esse trabalho deve ter continuidade em casa com seus famílias para a eficacia do programa.

Com a ajuda dos pais e das pessoas envolvidas nesse trabalho tem que haver compreensão e acreditar no potencial de cada criança que é o que ajuda a superar as barreiras das desigualdades e desta forma justifica nossos objetivos de ampliar e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes a uma vida social mais plena e efetiva possível.

Um comentário:

  1. Francielle, muito legal a atividade realizada pelos facilitadores quando fazem cócegas na sola dos pés dos portadores de paralisia cerebral, voce pode descrever como acontece esta atividade? alejandro.ale2013.2@gmail.com

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