quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sala para uma psicopedagoga!





A psicopedagogia, área de conhecimento relativamente nova, historicamente apresenta como objetivo de estudo o processo de aprendizagem e suas interfaces como vários campos do conhecimento. (PEREZ; OLIVEIRA, 2007) Trata-se de uma área interdisciplinar, que além de ter o seu referencial na Psicologia e na pedagogia, também considera diferentes áreas de conhecimento como a Antropologia, Sociologia, Fonoaudiologia, Medicina, Neurologia e Linguística.Trata-se de uma profissão relativamente nova em que os benefícios podem ser observados dentro e fora das escolas. Sua atuação refere-se tanto ao processo normal de aprendizagem como na percepção de dificuldades (diagnósticos).Vale ressaltar, porém, que a construção desta especialização ainda está em discussão, haja vista que tanto profissionais da educação quanto psicólogos estão aptos à realização deste trabalho. Porém, no caso de diagnóstico, existe uma restrição à aplicação e análise de testes por profissionais não-psicólogos.A prática psicopedagógica prevê além da atuação em clínicas a atuação em instituições, sendo: clínica - intervenção em situações de insucessos já apresentados; institucional - intervenção de caráter mais preventivo que visa evitar ou minimizar possíveis situações de insucessos. O atendimento em clínica de psicopedagogia tem um caráter terapêutico. Atua basicamente nas seguintes áreas:
• Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga problemas emergentes nos processos de aprendizagem;• Realiza disgnóstico-psicopedagógico, com ênfase nas possibilidades e adequações necessárias para uma boa aprendizagem;• Esclarece e orienta pais e professores;• Elabora orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.
No Brasil, o índice de crianças com problemas de aprendizagem é de 1 em cada 10 crianças em idade escolar. (PIRANDELLO, 2011) A necessidade está latente e o psicopedagogo fornece a orientação necessária e os diagnósticos pertinentes para auxiliar na resolução de problemas de aprendizagem. Desta forma, o serviço de atendimento psicopedagógico vem ganhando espaço na perspectiva de construção de um ensino mais estruturado e multidisciplinar.A parceira entre a escola, a família e o profissional de psicopedagogia torna-se imprescindível para uma atuação mais direta e de forma preventiva, aumentando consideravelmente a identificação do problema e o sucesso do tratamento.Além do atendimento individual e da família, há também uma demanda para assessoramento e consultoria dentro de escolas, já que na maior parte do tempo a criança e o adolescente estão neste contexto.A estrutura para se montar este tipo de negócio é bastante enxuta, onde há possibilidade de o futuro empreendedor ter um espaço próprio para fazer o atendimento, realizá-lo em um espaço na sua própria residência ou diretamente nas escolas.O profissional que for atuar neste ramo poderá auferir uma renda que irá variar de acordo com a quantidade de clientes atendidos e, caso sejam necessárias, a realização de diagnósticos e testes, variando de R$ 150,00 a R$ 500,00 a hora.Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?





Lista de Materiais  e Equipamentos para montar sua sala bem equipada de Psicopedagogia.

 Teste das Matrizes Progressivas Coloridas Raven;
 Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC – III);
 Teste Columbia de Maturidade Mental;
 Material para anamnese: entrevista semi-estruturada; formulários; fichas de avaliação e acompanhamento.
 Materiais como: lápis de cor, folhas, giz de cera, canetinhas, caneta...
 Livros que abordam temas específicos. 
 Jogos para avaliação de algumas habilidades como: atendimento a ordens; nomeação de objetos e figuras; interação social; persistência e atenção; sequenciação e motricidade. Sugestão de alguns jogos:
 Caixa-encaixa;
 Pranchas de encaixes;
 Lotos;
 Tabua de pinos.
 Jogo de alfabeto móvel;
 Jogo de alfabeto ilustrado;
 Jogo de alfabeto com figuras;
 Jogo e alfabeto e sílabas;
 Jogo de alfabeto de encaixe (letra cursiva);
 Jogo de alfabeto e palavras;
 Jogo de loto leitura;
 Jogo de mico de palavras;
 Jogo de baralho para classificação;
 Jogo de carimbos (diversos);
 Conjunto de viso, perceptivo com 10 jogos;
 Bloco de construção;
 Conjunto de esquema corporal (quebra-cabeça);
 01 fazendinha;
 01 caixa quadrado vazado;
 Caixa triângulo vazado;
 Jogo de linha (matemática);
 Jogo de numerais e quantidades 0 a 9;
 16 jogos de memória (diversos);
 02 jogos de dominó associação de idéias;
 01 jogo de dominó associação geométrica;
 Jogos de dominó de frases;
 01 jogo de dominó de quantidades;
 Jogo de dominó de metade;
 Jogos de dominó de subtração;
 Jogos de dominó de multiplicação;
 Jogos de dominó de divisão silábica;
 Jogos de dominó de horas;
 Jogos de dominó de divisão;
 Jogos de divisão de figuras e fundos;
 Jogos de dominó de torre cor de rosa;
 01 casinha de encaixe;
 01 jogo de fantoches família branca (com 6 peças);
 01 jogo de fantoches família preta (com 6 peças);
 01 jogo de fantoches de animais (com 10 peças);
 Ábaco de plástico;
 Ábaco de madeira;
 09 jogos de seqüência lógica;
 Blocos lógicos;
 Quebra cabeça (diversos);
 Rádio com CD;
 01 jogo completo de Maria Montenoria;
 02 baús criativos;
 CDs de música (diversos);
 Fitas de vídeo (diversos);
 Livros de histórias (diversos);
 01 jogo CDTECA;
 Brinquedos diversos.

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